Você já percebeu que queria colocar o seu dinheiro para trabalhar pra você mas ainda não conseguiu sair do lugar? Pois é. O começo é a parte mais difícil. E também a mais importante. E é por isso que resolvi criar esse guia com 4 passos para você começar a investir o seu dinheiro hoje mesmo.

Passo 1: Identificando suas metas e seus objetivos

Provavelmente você gostaria de ter dinheiro para poder fazer alguma coisa com ele. Passar uma semana viajando nas suas próximas férias de verão, trocar de computador, comprar uma casa a vista ou assistir o show da sua banda preferida.

Mas se você nunca parar pra pensar quais são suas metas e seus objetivos, você vai ter muito mais dificuldade em poupar e economizar para realiza-los. Seu cérebro vai sempre escolhar realizar os prazeres imediatos e nunca vai guardar dinheiro para alguma coisa que ele nem sabe exatamente o que.

E é claro, o dinheiro é finito. Se você gastar tudo que ganha para manter o seu padrão de vida hoje, ter tudo do bom e do melhor, é claro que não vai sobrar nada para as suas metas do futuro.

Quando você identifica um propósito real, fica muito mais fácil economizar, poupar e investir. Vai por mim. ?

Pense em alguma coisa que te motive de verdade, algum objetivo que você quer alcançar, alguma experiência que você quer ter, alguma coisa que você quer comprar…pode ser o que você quiser.

Anote suas metas de curto, médio e longo prazo. O que você quer até o final do ano? E daqui a 5 anos? Você já parou para pensar nisso?

Passo 2: Escolher uma corretora de valores para investir

Já fiz um post completo com todas as dicas para você escolher uma corretora de valores e explicando por que você precisa de uma corretora de valores para começar a investir.

Basicamente uma corretora de valores funciona mais ou menos como uma imobiliária ou um mercado. Você encontra diversas opções de produtos em um só lugar.

Por exemplo, se você estiver procurando por um imóvel para comprar, você pode ir até uma imobiliária e olhar todas as opções disponíveis… casas, apartamentos, sobrados, terrenos, etc.

Na corretora de valores é parecido : você encontra diversas opções de investimentos em um único lugar. E além de oferecer diversos produtos, a maioria das corretoras não cobra nenhuma taxa para abertura e manutenção da conta. É tudo online e gratuito.

Passo 3: Identificar o seu perfil de investidor

Você é o tipo de pessoa mais conservadora, que prefere investimentos mais seguros? Ou se sente mais confortável em arriscar um pouco do seu patrimônio? Essas perguntas são muito particulares e variam de pessoa pra pessoa. Quase que como o seu gosto. Dificilmente você vai encontrar pessoas que tenham exatamente o mesmo gosto pra tudo. Por isso é importante que você entenda qual é o seu perfil de investidor. Assim fica mais fácil de identificar quais os investimentos mais adequados para você.

E você deve estar se perguntando, mas porque eu vou arriscar o meu dinheiro? Simples : para ter uma rentabilidade maior nos seus investimentos, você vai ter que correr mais risco.

Se você não tem a menor ideia qual é o seu perfil de investidor, fica tranquila. Fiz um questionário pra você baixar e descobrir agora mesmo qual é o seu perfil de investidor.

Quão confortável você se sente em arriscar o seu dinheiro? Se a resposta for nem um pouco, comece pelos investimentos mais conservadores (iguais ao indicados para a sua reserva de emergência, por exemplo).⠀

Passo 4: Montar a sua reserva de emergência

Isso aqui é o que vai te dar tranquilidade e segurança de saber que você tem dinheiro para qualquer perrengue que apareça.

A reserva de emergência é aquela grana pra toda hora. E por isso, ela tem que estar acessível a qualquer momento. E lógico, em um investimento super seguro. De preferência, que tenha uma rentabilidade boa, né?

Já fiz um post completo com 4 investimentos para a sua reserva de emergência. Lá explico melhor qual a vantagem e desvantagens de cada um deles.

Na prática

No ebook “Primeiros passos para começar a investir” eu explico direitinho cada um desses passos. Dou várias outras dicas para você fazer o seu primeiro investimento através da corretora e começar a montar uma carteira de investimentos para o seu perfil.

Quem quiser conferir, é só conferir neste link.

Ficou com alguma outra dúvida? Deixa aqui nos comentários.

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =