Se você ainda está com todo o seu dinheiro na Poupança, saiba que você poderia estar ganhando mais dinheiro, SIM. E é por isso que neste post vou mostrar 5 investimentos de renda fixa que rendem mais do que a Poupança. E ainda vou mostrar uma simulação pra te ajudar a entender melhor como isso funciona. E o melhor de tudo : todos estes investimentos têm o mesmo nível de segurança do investimento mais queridinho entre os brasileiros – a caderneta de Poupança.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um investimento de renda fixa e um dos mais indicados para quem tá dando os primeiros passos nos investimentos. E esta aplicação realmente merece o toda a atenção que recebe, já que ela é ideal para montar a sua reserva de emergência.

As principais características do Tesouro Selic são :

CDB de liquidez diária

O CDB de liquidez diária é muito parecido com o Tesouro Selic, com a diferença de que este título não é emitido pelo Governo Federal. No CDB, o dinheiro é aplicado em uma instituição financeira. O CDB possui a garantia do Fundor Garantidor de Crédito, que é uma associação que garante depósitos de até 250 mil reais por CPF, por instituição financeira. Nem todos os CDBs de todos os bancos possuem essa cobertura, então dá uma olhada neste vídeo completo sobre o FGC para entender melhor.

Também é uma ótima opção para investir a sua reserva de emergência ou aquele dinheiro que você não sabe quando pode precisar.

Se você tá em dúvida sobre aonde colocar o dinheiro da sua reserva de emergência, dá uma olhada neste vídeo.

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um investimento mais interessante para quem tem um prazo maior, ou seja, para quem tem um dinheiro guardado que não vai precisar tão cedo. Para garantir a rentabilidade que foi contratada no momento que você faz a aplicação, você tem que ficar com o título até o final. Ou seja, você não pode vender antes desse prazo.

Também é um investimento super seguro, já que é garantido pelo Governo Federal. E ele ainda garante rentabilidade acima da inflação, coisa que a Poupança não faz. Quando a taxa de juros está muito alta e a inflação também, pode ser que o seu dinheiro parado na Poupança renda menos que a inflação. Neste caso, para todos os efeitos, você estará perdendo dinheiro. E perder dinheiro é um péssimo negócio.

CDB

Eu sei, já falei sobre o CDB de liquidez diária. Mas existem outros tipos de CDB que são contratados por um prazo específico. Esses CDBs possuem uma data de vencimento, mais ou menos como no Tesouro IPCA. Então para este investimento, você deve escolher o prazo que melhor se encaixa para o objetivo que você tem para essa grana. O CDB possui a garantia do FGC, então se a instituição financeira que você aplicar tiver essa cobertura, você sabe que seu dinheiro estará seguro.

É uma ótima opção para aquela grana que você sabe que não vai usar agora. Quanto maior o prazo, melhores costumam ser as taxas. Fica a seu critério determinar o que você quer em termos de taxa e liquidez.

LCI/LCA

As LCIs/LCAs são muito parecidas com o CDB, porém o dinheiro é usado para um fim específico. No caso da LCI, é usado para financiar operações do setor imobiliário. E a LCA financia operações do setor de agronegócio. Por enquanto, este tipo de investimento é isento de IR, então você não paga nada de imposto de renda. Por isso, as taxas tendem a ser mais baixas do que nos CDBs – na faixa de 90% do CDI. Este tipo de investimento costuma ser mais vantajoso no curto prazo, quando a taxa de IR sobre o rendimento (nos CDBs) é mais alta.

Simulação

Se você investir R$ 10.000,00 hoje, em 3 anos você teria o equivalente a, aproximadamente :

Percebe que a Poupança perdeu de TODAS as opções? Ou seja, os 5 investimentos que eu mostrei rendem mais que a Poupança. Quanto mais tempo o dinheiro fica investido e quanto mais dinheiro você investe, maior fica essa diferença.

Eu sempre procuro as melhores opções para os meus investimentos. E é claro, sempre procuro respeitar os meus objetivos e o meu perfil de risco.

E aí, tá esperando o quê para tirar o seu tão suado dinheirinho da Poupança?

Curso Fortuna Feminina

Se você quer aprender a investir melhor o seu dinheiro, o curso Fortuna Feminina é pra você.

O Fortuna Feminina é um curso online sobre finanças e investimentos inteligentes, onde você aprende a escolher os melhores investimentos para você do zero, passo-a-passo.

Curso sobre finanças e investimentos mesmo para quem não sabe nada

Aprenda a investir seu dinheiro hoje

Nos sigam nas redes sociais que estamos sempre colocando conteúdos exclusivos por lá. Ative as notificações para não perder nenhum post!

Até a próxima,

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − dois =