Já que estamos tão perto do Natal, montei uma lista com algumas dicas para economizar nas compras de final de ano.

2018 já está chegando ao fim e nessa época de final de ano, os gastos acabam aumentando bastante. E mesmo que você tenha separado um dinheiro para esse fim, é sempre bom economizar aonde der né?

Dica 1 : Faça uma lista de tudo que você precisa

Eu tenho o hábito de montar uma lista sempre que preciso ir às compras. Às vezes minha memória não funciona muito bem e eu só lembro que preciso de algo quando eu vejo na loja. Mas para as compras de final de ano, é muito importante fazer uma lista detalhada de tudo que você precisa, para que não corra o risco de você deixar alguma coisa importante pra trás. É tanta coisa para pensar: presentes de Natal, preparativos para as ceias de Natal e de ano novo, coisas para a sua tão esperada viagem de férias…

Dica 2: Reveja a sua lista e compre com consciência

Nada de dar a louca no final de ano e gastar todo o seu 13° salário com presentes e com as festas de fim de ano. Estabeleça um limite de gastos para essa finalidade e siga o plano. Se não tiver grana para comprar tudo o que você gostaria, veja o que você pode eliminar sem causar maiores problemas. Aposto que tem vários desses presentes boladões que poderiam ser substituídos por alguma coisa mais simples. Eu mesma prefiro dar presentes mais simbólicos do que presentes super chiques, por exemplo.

O que importa é a intenção e o carinho. A pessoa que recebe o presente provavelmente vai gostar de saber que você lembrou dela e que você tirou um tempo para preparar algo para ela, independente de quanto você gastou.

Dica 3 : Pesquise bastante antes de comprar

Essa dica é meio óbvia, mas na correria de organizar tudo para as festas de final de ano, esse tipo de coisa pode acabar passando batido. Quando você compra alguma coisa, é lógico que você espera que ela seja boa, durável e que você vá usar bastante. Mas mesmo assim, no calor do momento a gente acaba esquecendo de ver se o produto é bom de verdade. Ou se ele vale mesmo o preço que custa. Eu mesma já cometi esse “erro” muitas vezes.

Sempre que vou comprar alguma coisa, procuro olhar reviews de pessoas que já tenham comprado o produto ou procuro resenhas na internet. Às vezes a gente acaba descobrindo coisas que só quem já usou o produto teria como saber.

Além de pesquisar sobre a qualidade do produto, compare os preços! Existem diversos sites super bacanas para comparar os preços, como por exemplo o buscapé e já cotei. Até a Amazon é um lugar ótimo para ter uma ideia do preço do que você está procurando.

Dica 4 : Economize aonde der: garanta um desconto

Se você tá comprando seus presentes em lojas físicas, leve dinheiro em espécie e tente negociar um desconto. Como você já se planejou para gastar e já estabeleceu um limite de gastos, você pode definir quanto pode gastar com cada coisa.

Outra coisa que costuma acontecer muito no fim de ano são aquelas promoções ou cupons especiais de desconto. Joga no Google para ver se você não encontra algum cupom especial.

Um site que eu uso bastante para garantir desconto extra é o Méliuz. Basicamente, o Méliuz é um site que divulga diversos e-commerce. E aí para anunciar lá, a loja paga uma comissão para o Méliuz. A grande diferença é que eles dividem uma porcentagem dessa comissão com o consumidor. Assim todo mundo ganha: a loja divulga para mais pessoas, o Méliuz ganha uma comissão sempre que alguém comprar por lá e você ganha um desconto extra. Já usei e indico super. Inclusive gravei um vídeo completo contando mais como funciona, para saber mais é só clicar aqui.

Dica 5 : Se planeje e compre com antecedência

Se você já sabe que vai querer comprar presentes para seus amigos, familiares ou parceiros, por quê não comprar esse presente durante o ano? Sempre aproveito as promoções para comprar presentes para pessoas que sei que vou presentear. A Black Friday, por exemplo, é uma ótima ocasião para garantir o presente com alguma antecedência.

Os preços perto do Natal costumam ser bem salgados. Então se você puder esperar algumas semanas para comprar os presentes, também é uma ótima pedida. Em Janeiro costumam rolar excelentes liquidações. Mas como nem sempre dá para negociar entregar o presente “atrasado”, minha dica é já garantir o presente nas liquidações ANTES do Natal. Assim, no dia de trocar os presentes você não aparece de mãos abanando.

Dica 6 : Não descarte produtos de segunda mão

Se você achou que os preços estão salgados demais, procure alternativas usadas. Já comprei muitas coisas em bazares, brechós, grupos do Facebook e no Enjoei. Eu também tenho costume de vender o que eu não uso mais por essas plataformas. Faço uma curadoria do que ainda está em bom estado e anuncio!

É uma ótima forma de colocar o que você não usa mais pra jogo. Pra melhorar, você ainda ganha uma grana com isso. E para quem comprar também é ótimo, porque acaba sendo MUITO, MUITO mais barato.

E você, tem alguma dica extra? Deixa aí nos comentários.

E agora que você conseguiu poupar esse dinheiro no fim de ano, qual o próximo passo? Que tal investir esse dinheiro para as metas do ano que vem?

Espero que tenha gostado das dicas e que o seu final de ano seja incrível. 2019 só vem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − quinze =