Nesse post vou mostrar uma forma super simples e básica de você dividir o seu orçamento na prática – a regra 70/30.

O que é a regra 70/30?

Essa regra é uma ótima forma de simplificar o modo com que você organiza as suas finanças e o seu orçamento.

Na prática, essa regra diz que de tudo o que você ganha (100%), você deve usar 70% para viver o presente e 30% deve ser poupado para o futuro.

70 – Vivendo o presente

Dentro dos 70% que você deve usar para viver o presente, entram todos os gastos que você pode ter durante o mês: moradia, transporte, alimentação, plano de saúde, educação, lazer… Enfim, tudo que você gasta durante o mês.

Se você não tem nem ideia de quanto gasta, é por aí que você deve começar.

Separe os seus gastos em gastos fixos e gastos variáveis.

Tem algumas despesas que têm o mesmo valor todos os meses. Por exemplo, a mensalidade da faculdade, o plano do celular, o valor do seu condomínio, etc…

Algumas outras despesas variam e são essas despesas que podem ser as grandes vilãs do seu orçamento. Gastos com mercado, por exemplo, entram como despesa variável. Alimentação fora de casa, roupas, gasolina, etc… também entram nessa categoria.

Como você não tem um valor fixo para essas despesas, pode ser que elas sejam muito maiores do que o esperado. São justamente essas despesas que você deve analisar detalhadamente para garantir que não está cometendo nenhum exagero.

30 – Poupando e investindo para o futuro

Sim, você leu certo. 30% de tudo que você ganha você deve ser poupado e investido para o futuro. Você pode até escolher para quais objetivos em particular você quer poupar e investir.

Eu costumo separar as minhas metas entre metas de curto, médio e longo prazo. E defino quanto vou aplicar para cada meta de acordo com a prioridade de cada uma.

Sabe aquela viajem que você sempre quis fazer mas nunca teve dinheiro? Então, se você começar poupando 30% do que você ganha e separar uma pequena parcela desse valor para o seu sonho da viagem, cedo ou tarde você vai ter essa grana para realizar esse sonho!

É muito importante que você dê prioridade e que você leve muito a sério esse valor destinado à realização dos seus sonhos. Afinal, esse esforço vai valer muito a pena quanto você conseguir realizar as coisas que sempre quis.

E vai por mim, uma parte desse valor você deve poupar para a sua aposentadoria. Não sei você, mas eu não pretendo trabalhar até morrer. E mais do que isso, quero ter uma reserva que me dê segurança para caso eu precise parar de trabalhar mais cedo por força maior (motivos de saúde, por exemplo). Já falamos mais sobre aposentadoria nesse post.

Ih, não vai dar…

Se você perceber que todos os seus gastos passam muito dos 70%, sinal amarelo! Tente substituir ou reduzir ao máximo os seus gastos. Você pode tentar trocar coisas caras por opções mais baratas, por exemplo.

Se mesmo depois de cortar tudo você perceber que não vai conseguir viver com os 70% de tudo que você ganha, chegou a hora de buscar formas de aumentar a sua renda. Coloque a criatividade para funcionar e descubra formas de complementar sua renda.

E se você gasta tudo que ganha, sinal vermelho!!!

Se você é aquela pessoa que não poupa nada do que você ganha, a chance de acontecer algum imprevisto e de você não ter grana pra lidar com isso é bem alta.

E nesse caso, você vai ter que pedir dinheiro emprestado pra alguém e vai ficar endividado.

E como a gente bem sabe, o ideal é que o dinheiro trabalhe pra você, e não o contrário. Se você tem que pagar juros para os outros, é você quem vira escravo do dinheiro.

Gostou das dicas?

Nos sigam nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo por lá.

InstagramFacebook e Youtube.

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dez =