Eu sei que várias pessoas têm receio de investir por medo de perder dinheiro. Eu também já tive esse medo. A principal dúvida é saber se esse dinheiro está mesmo seguro. Mas você sabia que existe uma associação que garante o seu depósito? Sim, é justamente isso que o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) faz. Ele serve para dar essa segurança maior aos seus investimentos de renda fixa.

Fundo Garantidor de Crédito (ou FGC), você sabe o que é?

 

Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito?

O que é fundo garantidor de crédito (ou FGC)?

É claro que essa garantia possui algumas restrições, então o seu dinheiro só está garantido se algumas regrinhas básicas forem cumpridas.

A primeira delas é óbvia : a instituição financeira que você aplica deve ser associada ao FGC. Porém não são todos os bancos que são associados ao Fundo Garantidor de Crédito.

A segunda é que não são todos os produtos de renda fixa que possuem essa garantia. Então não esqueça de verificar isso antes de investir o seu dinheiro. Os investimentos mais comuns que possuem a cobertura do FGC são CDB, LC, LCI, LCA e a Poupança.

Se você não sabe o que são essas coisas, recomendo que você assista a playlist de renda fixa lá do canal 🙂

Investimentos mais comuns cobertos pelo fundo garantidor de crédito (ou FGC)

Regras para reembolso

 

  1. Limite de garantia de 250 mil reais por CPF por instituição financeira. Se você tem uma conta conjunta com mais uma pessoa, por exemplo, o teto continua sendo 250 mil para o investimento : 125 mil para cada um. No site do FGC tem alguns exemplos de cobertura para quem tem conta conjunta com mais de uma pessoa ou mais de uma conta conjunta. Vale a pena checar se for o seu caso.
  2. O investimento deve estar registrado no seu nome (na CETIP ou na BM&F). Se você não sabe se o investimento que você já fez está ou não registrado no seu nome, verifique neste site. A lista de todas as instituições certificadas pela CETIP podem ser consultadas aqui.
  3. O teto máximo garantido em um período de 4 anos é de 1 milhão de reais. Ou seja, se você possui mais de 1 milhão e TODAS as instituições financeiras que você investe falirem (isso é muuuito improvável), você só irá receber no máximo 1 milhão. Essa regra é nova, então se você tiver bastante dinheiro, preste atenção na hora de selecionar novos candidatos. Afinal, você batalhou e trabalhou muito para conseguir juntar essa grana.

Saia da Poupança !

É seguro investir em renda fixa?

A maioria das pessoas que consegue guardar um dinheiro acaba investindo na Poupança. Embora a Poupança seja mais acessível para quem ainda não começou a jornada nos investimentos, ela possui diversas desvantagens. E sim, ela até possui algumas (poucas) vantagens, mas se você quer mesmo maximizar os seus retornos com segurança, há opções muito melhores.

Uma das vantagens é que a Poupança também possui a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito. Isso quer dizer que a Poupança é segura, mas existem produtos de investimento com o mesmo risco e retornos superiores.

E aí, o que você está esperando para sair da Poupança?

Se você quer aprender como investir o seu dinheiro, pode ser que você se interesse pelo curso Fortuna Feminina. Neste curso você vai aprender de maneira simples e direta tudo que você precisa saber para montar a sua carteira de investimentos do zero e aumentar seus retornos, mesmo que você não tenha muito dinheiro para começar. As aulas são bem diretas e você não precisa saber nada para começar.

Curso sobre finanças e investimentos mesmo para quem não sabe nada
Aprenda a investir seu dinheiro hoje

Se você tá chegando aqui agora, aproveita para se inscrever na nossa lista de emails e nos seguir nas redes sociais.

InstagramFacebook | Youtube.

Até a próxima,

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =