Uma das perguntas que mais recebo é se dá pra investir com pouco dinheiro. E felizmente, a resposta é SIM!
Antigamente, você precisava sim ter uma grana legal pra ter boas opções de investimento. Mas agora a realidade é bem diferente.

Já dá pra começar a investir com R$ 1,00 ! Então não tem mais desculpa: só não começa a investir quem não quer.

Não existe milagre

Assim que eu descobri esse mundo dos investimentos, achei que ia enriquecer rápido e fácil. Mas preciso já adiantar que não existe milagre. O valor que você recebe como rentabilidade é proporcional ao valor que está aplicado e normalmente é indicado em forma percentual.

Por exemplo : Se você tiver um retorno de 10% em um ano e tiver investido 100 reais, você vai receber de rentabilidade o equivalente a 10 reais durante esse período. Mas se você tiver 100 mil reais, a sua rentabilidade vai ser muito maior : nesse caso, 10 mil reais.

Quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro trabalhando pra você, maior vai ser o valor acumulado referente a estes rendimentos. E quanto mais você conseguir poupar todos os meses, mais rápido seu dinheiro vai crescer e mais rápido você vai atingir os seus objetivos.

Investir o seu dinheiro é uma forma de acelerar esse processo, mas não existe milagre. Tem que manter a disciplina, alinhar o mindset da riqueza e saber escolher bons investimentos. Se você não sabe o que é o mindset da riqueza, dá uma olhada nesse post. Esse conceito é muuuito importante para você colocar em prática. E acredite, a mentalidade faz total diferença.

Se você tá querendo investir um pouco todos os meses…já tá no caminho certo. E eu sei que no começo acaba sendo ainda mais complicado porque é muita informação nova e acaba dando aquela insegurança.

Reserva de emergência

Se você ainda não tem uma grana pra emergência, é por aí que você deve começar. Bateu aquela dúvida se vale mesmo a pena começar a investir? Já expliquei com mais detalhes todas as vantagens de começar a investir o quanto antes aqui.

Se você costuma usar todo o dinheiro que entra durante o mês e não sobra nada, sinto lhe dizer mas você tá vivendo perigosamente.

E por quê eu tô falando isso? Porque a gente nunca sabe o que vai acontecer no dia de amanhã, né?

Não sabe quando o chuveiro vai queimar, quando o encanamento vai estourar, quando vai ficar doente ou quando vai ficar desempregado ou desempregada. E é por isso que você precisa de preparar para o pior.

Se acontecesse algum imprevisto hoje, o que você faria? Teria dinheiro pra arcar com as despesas extras ou teria que pedir emprestado?

A reserva de emergência é basicamente um “cofrinho” que você deve guardar uma grana pra conseguir viver por um tempo. Recomendo que você junte pelo menos de 6 a 12 meses dos seus gastos fixos. E como você nunca sabe quando isso vai acontecer, é importante escolher um investimento que você possa movimentar todos os dias.

E eu sei que o nome já diz, mas esse dinheiro é para ser usado somente em casos emergenciais, em?

Se você ainda não se convenceu que deve começar pela reserva de emergência, quero que você responda essa pergunta mentalmente

Se a partir de hoje eu não ganhar mais nada, por quanto tempo eu consigo manter o meu padrão de vida?

Se a sua resposta foi menor do que 6 meses, bora arregaçar as mangas e começar a montar essa reserva!

Onde investir com pouco dinheiro?

Se você tem pouco dinheiro disponível para começar a investir, existem sim algumas opções de investimento em renda fixa que rendem mais que a poupança.

Já fiz um post mais detalhado comparando esses investimentos e mostrando inclusive que todas essas opções rendem mais que a Poupança.

No canal tem vários vídeos comparando esses investimentos e explicando um pouco melhor cada um deles.

Para começar a investir em qualquer um desses produtos, você precisa de um banco digital e/ou de uma corretora de valores. Já expliquei melhor em vídeo quais são as vantagens e quais corretoras eu uso e recomendo.

E se você quer saber mais sobre investimentos, dá uma olhada no nosso ebook com os primeiros passos para investir. É gratuito e para receber é só clicar na figura abaixo.

Nos acompanhem nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo.

InstagramFacebook | Youtube.

Até a próxima,

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 9 =