Hoje vou compartilhar com você 5 dicas para quem quer começar a investir. Lidar com dinheiro, finanças e investimentos já não é fácil. E não é fácil mesmo, não adianta querer se enganar. E também não fica mais fácil depois que você tem mais dinheiro. Sempre é complicado porque se você tem mais dinheiro, você também tem mais a perder.

E pra piorar ainda mais a situação de quem está começando e quer aprender, existe uma quantidade excessiva de informação na internet, em livros, cursos online, YouTube, etc.. Nesse momento, você deve estar se perguntando “espera aí, mas não é bom que tenha muito conteúdo disponível na internet para eu aprender?”. E a resposta é: mais ou menos.

A verdade é que, especialmente em se tratando de finanças e investimentos, é muito difícil saber quem é de verdade e quem é fake. Muitas vezes os que aparentam ser super entendidos e experientes são verdadeiras fraudes e sequer aplicam aquilo que pregam. Outras vezes, pessoas muito menos populares podem ter muito mais a te acrescentar.

dicas para quem está começando a investir

Para ilustrar como é ruim o excesso de informação, vou te dar um exemplo. Digamos que você queira preparar uma torta limão. Naturalmente, você entra na internet e pesquisa por “torta de limão”. Você encontra 30 receitas diferentes, o que é ok. Isso não te incomoda tanto porque afinal de contas, é apenas uma torta de limão – embora o ideal fosse que você acertasse o preparo da torta logo na primeira tentativa :).

Mas se dessa vez não der certo, você pode tentar outra receita. Certamente uma das 30 receitas é boa e vai funcionar. Agora, quando o seu dinheiro está em jogo e você se depara com 30 opiniões diferentes de como maximizar seus retornos, a situação muda completamente. É o seu dinheirinho. Você batalhou muito para conquistá-lo. É fruto do seu suor, sangue e lágrimas. E o que não falta por aí são pessoas querendo se aproveitar de você.

Em quem você vai confiar? Em um autor famoso? No analista da corretora? No seu gerente do banco? Eu espero de verdade que você, em algum momento da sua jornada, não precise de nenhum deles e seja capaz de tomar suas próprias decisões. Mas até lá tem muito chão. Portanto, vamos ao que interessa!

Dica 01: mantenha a cabeça aberta

Imagem com o texto "Think outside of the box" ilustrando que em finanças, é preciso manter a cabeça aberta.

 

Em finanças, você vai perceber que existem muitas formas diferentes de atingir o mesmo objetivo. Portanto, não feche as portas para nenhuma possibilidade. Leia, estude e um dia você vai ser capaz de decidir o que mais se adequa à sua realidade. E seja criativo no processo. Você pode inventar o bolo que quiser. Mas depois que você criar a sua receita de bolo, siga-a à risca. Deste modo, você vai ser capaz de fazer muitos bolos deliciosos e muitos investimentos de sucesso.

Dica 02: não aceite dicas de investimento

Ratoeira ilustrando que aceitar dicas de investimentos pode ser uma armadilha
Não caia nessa!

Pense por si mesmo, reflita, estude, pesquise. Você consegue tomar suas próprias decisões. Pode ser que você erre no processo. Mas faz parte. Eu mesmo já errei muitas vezes. Não existe um caminho perfeito. Esta é uma escalada difícil e o importante é seguir avaliando onde você pode melhorar e seguir corrigindo o seu caminho. Na nossa analogia do bolo, você pode não gostar tanto assim de amendoim, mas alguém pode acabar te convencendo a colocar amendoim no seu bolo. O bolo é seu e se você não gosta de amendoim, não coloque amendoim. O mesmo vale para os seus investimentos. Prepare-se para botar a mão na massa 😉

Dica 03: aceite que para ganhar mais, você pode ter que correr mais riscos

Parapente ilustrando que talvez seja necessário correr mais riscos para obter um retorno superior.
A vista é incrível daqui de cima!!! Que bom que eu tenho um paraquedas reserva \o/

 

Essa é básica né? Não tem almoço grátis. Quer ganhar mais? Você vai ter que arriscar mais.

Mas não se preocupe. Quando se fala em “arriscar mais”, as pessoas ficam imediatamente nervosas e não demora muito pra alguém falar

                           “eu não quero perder dinheiro”.

Lógico que você não quer perder, cara-pálida. Ninguém quer perder dinheiro. Mas faz parte. Tudo bem correr um risco calculado, perder um pouquinho, mas ter um potencial de retorno muito superior. Porque geralmente é assim que funciona.

O mais usual é correr um pouco mais de risco para ganhar substancialmente mais. Correr um risco muito elevado é irresponsável e sem sentido. A partir de um patamar de risco, você precisa arriscar muito mais para aumentar um pouquinho o seu retorno, o que não faz sentido, não é mesmo?

Se você não entendeu, pense assim: pense em atividade física. Não fazer nenhuma atividade física não é bom. É melhor que você faça alguma atividade física. Talvez 3 vezes por semana. A partir desse ponto, você fica mais saudável e forte.

No entanto, se você fizer atividade física para se tornar um atleta de elite, talvez em nível municipal ou estadual, você terá que treinar muito mais, por muito mais horas. E os benefícios para o seu bem estar e saúde podem não melhorar tanto assim. E se você quiser ir mais longe ainda e chegar a ter algum reconhecimento em nível nacional ou mesmo internacional, precisará treinar muito, muito, muito mais. E pode ser que sua saúde fique um pouco melhor, mas seu nível de esforço será MUITO maior.

Então existe um desequilíbrio, percebe? O ideal é ter uma vida balanceada, certo? Sua carteira também pode ser assim, equilibrada. Nem tanto ao céu e nem tanto ao mar.

Dica 04: leia mais

Imagem de uma mulher lendo um livro, o que ilustra que no mercado financeiro, para ter sucesso, deve-se ler e estudar muito.

 

Essa dica merece um post inteiro.

Dica 05: aprenda/melhore o seu inglês.

Imagem de uma página de um dicionário em inglês, ilustrando a importância de saber inglês para quem quer se tornar um investidor ou trader melhor.
The-book-is-on-the…

Você pode ter observado que alguns dos livros na dica 4 são em inglês. E infelizmente há muitas excelentes leituras (verdadeiras jóias literárias dos investimentos) que ainda não foram traduzidas para o português. E sabe-se lá quando e se é que um dia virão a ser traduzidas.

Isso é porque tem MUITO mais conteúdo de investimentos em inglês. Há excelentes livros, cursos online e podcasts em inglês. Mas se você não quiser mesmo ler nada em inglês, tá tudo certo. Também temos boas referências em português. Mas saiba que não são muitas e você pode estar deixando de aprender ensinamentos valiosos de alguns dos maiores investidores e traders de todos os tempos.

Conhecimento nunca é demais. E você pode até aproveitar que vai ficar mais rico lendo livros em inglês e planejar uma viagem para o exterior. Que tal? 😉

Bom, essas foram as 5 dicas que eu gostaria de ter recebido quando comecei a me interessar por investimentos. Se você quer aprender mais sobre como investir seu dinheiro, recomendo o curso Fortuna Feminina.

Deixe nos comentários qual dica você mais gostou e qual ou quais você precisa aplicar mais na sua vida.

Nos sigam nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo por lá.

Instagram, Facebook e Youtube.

Keep it simple e até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 13 =