Organizar suas finanças pode ser – e geralmente é – uma tarefa desafiadora. Para não desistir logo no início, você pode criar metas menores para ter um melhor controle do seu dinheiro.

A mudança de hábitos é uma tarefa que exige esforço. Alguma vez você já falhou em estabelecer uma meta na virada do ano e não conseguiu manter esta meta durante o ano?

Percebe que todas estas metas são muito abstratas? É difícil colocá-las em prática se você não sabe nem por onde começar. Seria preciso mudar abruptamente toda a sua rotina para conseguir alcançar o que você quer.

Pensando nisso, resolvi criar 6 tarefas menores que vão te ajudar a ter as suas finanças mais organizadas.

 

6 passos para organizar suas finanças de vez

 

1) Crie um orçamento detalhado dos seus gastos

Orçamento detalhando os gastos para organizar suas finanças

Sem saber aonde seu dinheiro está sendo usado, a tarefa de reduzir os gastos se torna ainda mais difícil. Não tem como mudar se você não sabe o que deve ser mudado, né? E aí o desafio de economizar fica muito vago e ainda mais complicado de ser colocado em prática.

Quando você consegue identificar aonde o gasto está muito alto, dá pra ver com mais facilidade o que precisa ser melhorado. Separe seus gastos em categorias que fica ainda mais fácil, fica a dica.

2) Separe no INÍCIO do mês quanto você vai gastar para cada coisa

 

Separar dinheiro para gastos para organizar suas finanças

 

Se você não tem a menor ideia de quanto precisa pagar de moradia, transporte ou mercado, é justamente por aí que você deve começar.

Faça uma estimativa com base nos gastos mais recentes (pode ser de 1 ou 2 meses) de quanto você precisaria para cobrir todos os seus gastos. Separe por grupos. Por exemplo, transporte. Some tudo que você costuma gastar com transporte em um mês : combustível, estacionamento, taxi, Uber, passagem de transporte público, manutenção, seguro, etc. Some tudo e separe quanto você vai precisar já no início do mês.

Se o dinheiro acabar antes, isso quer dizer que a sua estimativa não foi boa o suficiente e que você deve repensar se os seus gastos com transporte estão de acordo com o seu padrão de vida. E se sobrar, isso quer dizer que você fez uma estimativa otimista e pode ajustar o valor desta categoria para o próximo mês. A ideia é que você use todo o dinheiro separado para cada categoria. Isso quer dizer que o seu planejamento deve estar exatamente de acordo com a sua necessidade.

3) Separe quanto você quer investir no INÍCIO do mês

Separar dinheiro para investir no início do mês para organizar suas finanças

Essa regrinha é muito simples : assim que o dinheiro cair na sua conta, separe o dinheiro que você quer poupar naquele mês. Leve em conta todos os gastos essenciais e fixos.

Com base nestes valores, faça uma estimativa de quanto você consegue poupar e investir mensalmente. Você deve separar essa quantia logo no início do mês e tentar se virar com o que sobrar até receber seu salário de novo.

No começo é difícil, mas depois que você adquire o hábito fica cada vez mais fácil. Esse passo pode dar errado se você não tiver feito os passos anteriores. Portanto, se esforce para saber para onde o seu dinheiro está indo.

4) Defina por quê você quer economizar

O processo de poupar e economizar fica muito mais fácil se você tiver um propósito para este dinheiro.

Pode ser o que você quiser : trocar de celular, fazer uma viagem de férias, comprar um apartamento ou atingir a independência financeira. Se é algo que tem significado na sua vida, você vai querer alcançá-lo o quanto antes. E aí todo o seu esforço de poupar e economizar durante o mês vale a pena, já que isto vai te deixar cada vez mais perto dos seus sonhos.

Isso quer dizer que você pode sim investir para todas as suas metas ao mesmo tempo. Eu criei um template para te ajudar a colocar no papel quais são as suas metas. Isto te ajuda a refletir sobre o que você quer de verdade e o ato de escrever faz com que você se comprometa mais com aquilo.

Divida o valor que você consegue poupar entre todas as metas, de acordo com a prioridade e urgência de cada uma delas. Falei sobre isso em mais detalhes neste post.

5) Reveja o seu orçamento pelo menos uma vez ao mês

Rever seu orçamento periodicamente para organizar suas finanças

 

Só anotar tudo que você gasta não vai fazer milagre. Você deve analisar o que você anotou e ver onde pode melhorar. Isso não quer dizer que você precise fazer isso todos os dias. Separar um tempo todos os dias para esta tarefa acaba se tornando um esforço muito grande. Acaba sendo enfadonho e sinceramente, desnecessário. Então desenvolva o hábito de rever o seu orçamento uma ou duas vezes por mês, que será suficiente.

Separe algumas horas do seu mês exclusivamente para contabilizar os gastos mensais e otimizar cada vez mais o seu orçamento.

Se não tem mais como economizar e enxugar os gastos, quer dizer que você está vivendo um nível acima do que o seu orçamento é capaz de bancar. Aí a alternativa é adaptar o seu estilo de vida ou tentar levantar uma renda extra.

6) Quite todas suas dívidas o quanto antes

Pagar as dívidas o quanto antes para manter suas finanças organizadas

Nada de se sentir mal e pra baixo porque você tem dívidas. Isto não vai te ajudar em nada. Se você está endividado, chegou a hora de arregaçar as mangas e resolver esta situação. Se você não consegue quitar esta dívida este mês, tudo bem.

O mais importante é que você descubra quanto você está pagando de juros por aquele dinheiro. Cheque-especial e dívida no cartão de crédito costumam ter as maiores taxas.

Então se informe no seu banco quanto seria a taxa de juros para contratar um empréstimo para quitar toda a dívida. Aí você consegue trocar aquele seu empréstimo de 15% ao mês para um de 8% ao mês. Percebe que agora você tá pagando menos? Além disso, tente renegociar a dívida e parcelar (lembre-se que o valor da parcela deve caber no seu orçamento). Separe esta quantia já no início do mês e não desanime, este esforço é temporário.

Tente levantar uma grana extra neste período para esta finalidade. E caso você já tenha parcelado o seu empréstimo e queira quitar as parcelas o quanto antes, estude se esta é de fato, a melhor opção. Nem sempre adiantar estes pagamentos é vantajoso. Em alguns tipos de empréstimos, os juros são pagos já nas primeiras parcelas. Então neste caso, por mais que você pague antes, você não recebe nenhum desconto no final.

E agora?

Nenhuma mudança vai acontecer se você não colocar estas tarefas em prática. Agora que você já sabe como conseguir organizar suas finanças, chegou a sua vez de começar.

Depois de ter organizado tudo, que tal investir o que você conseguir poupar todos os meses para aumentar ainda mais os seus retornos? Se você quer aprender a investir melhor o seu dinheiro, o curso Fortuna Feminina é pra você. O Fortuna Feminina é um curso online sobre finanças e investimentos inteligentes, onde você aprende a escolher os melhores investimentos para você do zero, passo-a-passo.

Curso sobre finanças e investimentos mesmo para quem não sabe nada
Aprenda a investir seu dinheiro hoje

Nos sigam nas redes sociais que estamos sempre colocando conteúdos exclusivos por lá. Ative as notificações para não perder nenhum post!

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 9 =