Quando se trata de investimentos, ainda existe aquele estigma de que isso é “assunto de homem”. Mas a real é que todo mundo precisa do dinheiro para as atividades do dia-a-dia : então, sim, investimento é coisa de mulher. Então independente do gênero, as pessoas trabalham para conseguir ter uma grana para as coisas essenciais. E como você gasta, o que você compra e como usa esse dinheiro é sim uma questão de escolha. Isso quer dizer que você pode escolher gastar com coisas que são essenciais para a sua vida, mas que podem não ser essenciais para a vida de alguém da sua família. Claro que existem gastos básicos que são em comum : moradia, alimentação, transporte, internet, etc…

Por quê investir ?

Já conversamos com mais detalhes sobre as razões pelas quais você deve investir seu dinheiro neste vídeo. Mas a ideia principal é que ao investi-lo, você está poupando para o seu “eu” do futuro. E a melhor parte : você ainda garante que o seu dinheiro renda juros todos os meses. E aí não é você que tem que trabalhar pra conseguir a grana… o seu dinheiro começa a trabalhar pra você!

A desigualdade ainda é gigante !

E embora a gente esteja em pleno 2018, ainda existe SIM um abismo salarial em relação ao gênero em todos os cargos. Uma matéria divulgada no site O Globo no dia 8 de março de 2018, dia internacional da mulher, mostra que as mulheres chegam a ganhar até 50% menos para as mesmas funções! E antes que você pense que isso tá relacionado com a escolaridade, essa diferença é ainda maior para pessoas com nível escolar maior .
E pra piorar, os cargos de gestão e liderança também são dominados por homens.

Cenário atual

Outra pesquisa divulgada no dia internacional das mulheres, publicada no site da Revista Exame, aponta que as mulheres investem 29% menos do que os homens, para a mesma faixa de salário. E a diferença da quantia investida é ainda maior para as pessoas que ganham mais ou para pessoas mais velhas.
A participação feminina nos investimentos vem sim aumentando substancialmente nos últimos anos, principalmente em investimentos mais seguros (renda fixa).
No mercado financeiro, principalmente no setor de investimentos, esse cenário também se repete. Embora os investimentos sejam feitos por alguém atrás de uma tela de um computador, esse abismo existe e é enorme. E não, não é só porque “mulheres não se interessam pelo assunto”, como muitos insistem em repetir. Recomendo que vocês leiam o relato da Itali , que escreveu um artigo incrível no Think Olga sobre sua pesquisa de mestrado relatando a experiência de mulheres que trabalham nesse meio e como esse ambiente de trabalho é hostil para elas.

Empoderamento feminino nas finanças

Além das mulheres ganharem menos em média, ainda investem menos. E cabe a nós mudarmos esse cenário. Por isso que eu resolvi criar o Fortuna Feminina. Meu propósito é que as mulheres possam ser livres, empoderadas e que tenham condições de realizarem todos os sonhos delas. Investir é uma maneira de ter liberdade, atingir a independência financeira e se tornar protagonista da sua própria história.
Nós vamos, sim, ocupar nosso espaço… por mais que seja mais difícil e que tenhamos que derrubar todas essas barreiras. Eu tenho certeza de que juntas somos mais fortes.
Convido vocês a conhecerem o curso Fortuna Feminina, que é um curso 100% online de finanças pessoais e investimentos. Lá você vai aprender como fazer investimentos inteligentes começando do zero, passo-a-passo.
Me siga nas redes sociais que vem muito conteúdo top pra vocês <3
Me conta nos comentários se você já investe ou se tá aprendendo agora, vou adorar saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =