Por quê é importante falarmos disso?

Todas as pessoas têm pré concepções e preconceitos em relação a finanças. Você já parou para pensar qual é o efeito da opinião alheia nas suas finanças?

Todo mundo tem uma opinião. Seus vizinhos, seus amigos, seu gerente do banco…E isto definitivamente não é bom para você – e quero enfatizar logo no começo que não conheço uma única crença limitante que seja positiva. Bom ou ruim, nós não vivemos em isolamento e esse mar de “opiniões” – realmente não passam disso – que encontramos por aí no YouTube, jornais, em cursos online, livros, blogs, corretoras, etc. influenciam o seu modo de pensar e agir. E isto pode te prejudicar. E em algum momento certamente vai te prejudicar. Mas como isso pode ser prejudicial?

O efeito da opinião alheia nas suas finanças e por quê isto pode ser prejudicial

Opiniões divergentes causam confusão

Quem está certo? Imagine que você esteja com a seguinte dúvida: o que é melhor para a parcela de renda variável da sua carteira? Um fundo de ações, um ETF, um fundo multimercado ou uma estratégia em ações? E se eu investir em ações, é melhor análise fundamentalista ou análise técnica? Pronto…começou a confusão. Você com certeza vai encontrar quem defenda que:

Enfim…

 

Imagem ilustrando diferentes caminhos. Qual é o melhor caminho?
Disseram que é melhor ir pra direita. Ou foi esquerda? Quer saber? Vou é pelo meio. Mas será???

 

Você deve sempre buscar fontes que não ofereçam um conteúdo unilateral do tipo “esse é o jeito certo”. No exemplo que dei acima, uma versão mais holística seria:

Mas você vai ver que há muito mais informação do tipo “faça assim, porque esse é o jeito certo de ganhar dinheiro”.

O que fazer, então?

Imagem com livros empilhados, representando estudo e leitura.
Estude, leia, se informe. Este é o único caminho para o sucesso.

É inevitável sofrer influências da opinião dos outros na internet. O melhor que você pode fazer é tentar seguir e basear seu aprendizado naquelas pessoas mais neutras. A meu ver, e isto é simplesmente a minha opinião, as pessoas que falam sobre finanças e investimentos na internet deveriam ter como obrigação oferecer um conteúdo isento de opiniões (ou o mais isento possível). Afinal de contas, o dinheiro é seu, quem vai investir é você. Você é a pessoa que tem que formar a sua própria opinião sobre algo, com a experiência que você adquirir naquilo. É um processo em que você constrói a sua base de conhecimento. Já que é inevitável sofrer influências, o que fazer?

O que eu recomendo você a fazer é absorver o máximo de conteúdo possível de assuntos DIFERENTES, seja lendo livros, assistindo a cursos online ou no YouTube. Com ênfase em  “diferentes“. Se você está aprendendo, não vista nenhuma máscara, seja ela qual for:

Simplesmente estude, aprimore seus conhecimentos, não se deixe influenciar facilmente e depois e somente depois decida qual caminho você quer seguir. Se você não sabe por onde começar a investir, convido você a conferir o curso Fortuna Feminina. Lá, você irá aprender de maneira simples e direta tudo o que precisa saber para montar a sua carteira de investimentos do zero e aumentar os seus retornos, mesmo que você não tenha muito dinheiro para começar.

 

Imagem ilustrando diversas ideias diferentes
Depois de estudar quais opções você tem, fica mais fácil escolher o caminho a seguir.

 

Não dê ouvidos aos especialistas sem antes garantir que eles sejam especialistas de verdade

Este é um erro muito comum e difícil de corrigir. Eu mesmo fiz isso diversas vezes e vou confessar que o tempo que você leva corrigindo o “erro de percurso” é um tempo precioso. Não se deixe levar pela opinião dos “especialistas”, por mais tentador que seja. Tenha sabedoria e não acredite em tudo o que ouve sem pesquisar (muito) mais sobre o assunto. Não é porque o super popular e descolado analista da corretora XYZ promete retornos gloriosos e rios de dinheiro no day trade que você deve começar a fazer istoE nem porque o analista do site ABC que promete segurança e retornos consistentes no buy & hold que você deve seguir a mesma estratégia. Siga a estratégia com que você mais se identifica e se sente confortável.

Mantenha a mente aberta. Tudo funciona. Absolutamente tudo pode funcionar no mercado financeiro. Com embasamento técnico (e a maior parte das coisas têm sim, um embasamento técnico bastante sólido), você pode aplicar basicamente qualquer coisa. Depende de você, da sua preferência. Portanto, aprenda o máximo de ferramentas e técnicas que puder, porque já diz o ditado:

“para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego”.

 

Imagem ilustrando o ditado "para quem só tem martelo, tudo é prego". Uma marreta é usada para quebrar um ovo cozido
Às vezes o martelo não é a melhor ferramenta… 😀

 

Você não é obrigado a ter que escolher uma única coisa e você não é obrigado a seguir com ela para o resto da sua vida. Você pode mudar de ideia. E lembre-se de, acima de tudo, manter claro o seu objetivo, a razão pela qual você faz o que faz.

Por quê você estuda sobre finanças e investimentos?

Provavelmente você estuda sobre finanças e investimentos para que você possa, entre outras coisas:

  1. Gerenciar melhor o seu dinheiro
  2. Maximizar seus retornos
  3. Proteger seu patrimônio
  4. Oferecer conforto e um futuro melhor e mais tranquilo para a sua família

Concorda? Pode haver muitas outras razões, mas acho que as principais são essas aí. Então, junto com todo esse aprendizado, mantenha-se consciente de que um longo e árduo caminho espera por você. E não se esqueça de aproveitar e curtir os pequenos momentos que a vida oferece. Afinal, essa é uma das razões para trilharmos esse caminho de finanças e investimentos, não é mesmo?

 

Imagem com pessoas comemorando, aproveitando a vida.

Nos sigam nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo por lá.

Instagram, Facebook e Youtube.

Keep it simple e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − doze =