Hoje eu vou fazer um post diferente. Muito se fala sobre “como” obter sucesso nos investimentos e pouco se fala sobre o que você não deve fazer na hora de investir o seu dinehiro.

O que não fazer

Aliás, o que mais se fala por aí é justamente em como você vai ser o próximo Warren Buffett. Mas a realidade não é bem essa. Não é só porque você lê os mesmos livros que o Warren Buffett, que você vai se tornar um super mago dos investimentos. A verdade é que tem muitas maneiras de ficar rico, mas algumas poucas formas de fracassar nos investimentos e é sobre elas que vou falar hoje.

01. Dar ouvidos a sites de notícias e corretoras

Você deve ter aprendido que é muito importante se manter atualizado com o que acontece no Brasil e no mundo. Pessoas que seguem os jornais são tidas como cultas e “por dentro” das informações. Isso pode até fazer algum sentido para todos os outros assuntos, menos para finanças.

O ser humano tem a tendência de querer saber os “porquês” das coisas. E naturalmente, os sites de notícias e as corretoras se aproveitam disso para alimentar esse desejo. Entenda de uma vez por todas que:

Não importa o porquê da bolsa ter subido ou caído. Não importa a razão para a alta dos juros. Essas coisas não fazem a menor diferença na sua capacidade de antecipar estes movimentos.

A principal razão disso é que quando você descobrir o porquê, a bolsa já vai ter caído. Quando você entender o porquê dos juros terem subido, ele já terá subido.

Não tente prever o futuro. Mas se esse é seu o objetivo, saiba que o passado vai te fornecer muito pouca informação sobre como será o futuro.

Ao invés de tentar prever o futuro, que tal montar uma carteira à prova do futuro?

02. Tentar acertar o “momento da bolsa” e o “momento da renda fixa”

E aí, bola? Será que a bolsa vai subir?

Não existe “momento da renda fixa” e “momento da bolsa”. Essas coisas geralmente vêm a tona depois de euforias tanto na renda fixa quanto na bolsa. Semelhante ao item 1, quando for o “momento da bolsa”, você já terá perdido a oportunidade de entrar.

É extremamente comum ler e ouvir diversos argumentos sobre por quê agora é o melhor momento de entrar na bolsa ou na renda fixa. Não dê ouvidos. É difícil? Eu sei que é difícil. Mas faça um esforço, para o bem da sua carteira.

O melhor mesmo que você pode fazer é ter um pouco de dinheiro em renda fixa e um pouco de dinheiro em renda variável. Assim você não fica de fora de nenhum “momento importante”. Por isso diversificar é tão legal. Além do mais: se você errar o “momento”, ao ter uma carteira diversificada você não perde muito.

E convenhamos, é MUITO melhor perder pouco do que perder tudo. Quando você arrisca perder tudo, os retornos não importam.

03. Investir em renda variável com dinheiro que não se pode perder

Pra fazer isso tem que ser muito amador. Mas você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que faz essas bobagens. Der…é óbvio que você não vai colocar na bolsa de valores o dinheiro de pagar as contas de água, luz, escola das crianças, etc. Parece óbvio, mas tá cheio de histórias de terror de gente que perdeu TUDO o que tinha na bolsa e que ficou inclusive devendo para o banco/corretora.

Por favor: coloque na bolsa apenas dinheiro que se você perder 60%, isso não vai te incomodar.

Se você precisa ganhar dinheiro na bolsa para pagar suas contas, provavelmente você está fazendo alguma coisa errada. E eu posso até dar uma de vidente e dizer que mais tempo ou menos tempo, meu caro, você vai acabar quebrando.

O recado está dado. Depois não venha dizer que eu não avisei.

04. Mudar de investimento o tempo todo

“Eu decidi que vou investir tudo em renda fixa! Não, espera…acho que vou colocar um pouco em renda variável. Não, calma aí. Já sei! Vou vender minha casa e meu carro e vou colocar tudo na bolsa”

Poucas coisas são mais certas e seguras de darem errado nos investimento do que “pular de galho em galho”. Você tem todo o direito de mudar de opinião. Eu mesmo mudo de ideia o tempo todo. Mas você deve exercer um rigoroso autocontrole para não desfazer a sua carteira e depois montar uma nova – a não ser que a sua carteira seja assustadoramente horrível.

Eu sei…uma hora você acha que deve colocar mais dinheiro em ações, outra hora você acha que deve colocar mais dinheiro em renda fixa. É normal mudar de opinião. O problema é que quando você faz isso com o seu dinheiro, você perde dinheiro – mesmo que você acerte.

Se você tirou da renda fixa, colocou dinheiro na bolsa, por um milagre ficou rico e vendeu tudo para morar na praia, você ainda teve de pagar impostos. Sim, sobre praticamente tudo o que você fizer neste mundo, haverá alguma cobrança de impostos. Então ao mudar de investimento o tempo todo, você acabapagando também mais impostos, além de pagar mais corretagem e spread.

05. Ficar obcecado atrás das MELHORES taxas do universo

É claro que você tem que se preocupar para não investir o seu suado dinheirinho numa roubada. Mas você não precisa ficar louco atrás das melhores taxas do universo. O que te torna rico não é “aquele investimento que paga taxas mágicas”, mas sim o conjunto. O que diz como vai ser sua vida financeira lá na frente é a maneira como você organiza seus gastos e seus investimentos.

Um único investimento mágico faz muito pouca diferença no longo prazo, ao passo que bons investimentos constantes podem influenciar substancialmente o desempenho da sua carteira no longo prazo.

O tempo que você gasta buscando as “melhores taxas do universo” é um tempo que você poderia usar para fazer outras coisas mais interessantes. Aprender alguma coisa nova, se especializar na sua área de atuação, praticar algum esporte, curtir a família, etc.

06. Não fazer aportes periódicos (de preferência mensais)

Quando você investe seu dinheiro mensalmente, você potencializa suas chances de enriquecer. Além de um ótimo exercício de disciplina, você submete seu capital aos fantásticos juros compostos. Depois de algum tempo investindo um pouco todos os meses, você se surpreenderá com o montante acumulado.

Se você não tem MUITO dinheiro, o melhor mesmo para a sua saúde financeira é se comprometer a investir um pouco todos os meses. E claro, quanto mais você conseguir poupar por mês, melhor.

E você já tem MUITO dinheiro (MUITO MESMO) e ainda está aqui lendo este post, vai aproveitar a vida!  🙂

07. Não praticar esportes

O pessoal que já acompanha o blog e o canal sabe que tanto eu quanto a Isa praticamos atividade física regularmente. Nós utilizamos e recomendamos o aplicativo Freeletics para treinos funcionais. E para algo mais “zen”, nós utilizamos e também recomendamos o aplicativo Down Dog para praticar yoga. E recentemente também estamos voltando a correr.

Tudo o que dizem por aí sobre a prática regular de atividade física NÃO é blablabla. Além de importante para a sua saúde física, a prática regular de uma atividade física é saudável também para a sua cabeça.

No começo, é claro que é difícil. Você provavelmente vai querer desistir. Mas lute contra esse sentimento. Não desista e dentro de alguns meses, eu garanto que você será e se sentirá uma outra pessoa – fisicamente e mentalmente.

08. Não aproveitar a vida

Clichê? Por quê não? Sério, se pergunte isso. Por quê você não pode fazer tudo o que você tem para fazer (eu sei que a sua rotina é insana) e ainda aproveitar a vida no processo? Isso tem muito mais a ver com o mindset que você adota do que com o que você faz para aproveitar a vida propriamente.

Você pode aproveitar a vida assistindo um filme em um dia de chuva, pode aproveitar a vida saindo para correr no parque, passeando com o cachorro ou fazendo um trabalho voluntário no final de semana. Enfim, só depende de você adaptar o seu jeito de pensar para que você possa passar a aproveitar mais a vida.

Resumindo

Embora surjam algumas “fórmulas da riqueza” pela internet, eu te garanto que se você vacilar em algum dos itens de que eu falei aqui, você pode estar (provavelmente vai estar) colocando a sua saúde financeira em risco. Batalhe não apenas para enriquecer financeiramente, mas para levar uma vida mais plena, mais completa. Só assim você estará honrando o seu suado dinheiro.

Nos sigam nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo por lá.

InstagramFacebook e Youtube.

Keep it simple e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =