Mais um ano chegou ao fim e eu resolvi contar um pouco sobre os 5 melhores livros que li em 2018.

livros que li em 2018

Confesso que foi difícil escolher só 5, porque esse ano eu li MUITO! Pelo menos pra mim, foi muito mais do que eu costumava ler. Consegui completar 28 livros! Contei um pouco mais sobre como eu consegui readquirir o hábito da leitura nesse post.

A lista não está em ordem de preferência, e sim na ordem cronólogica em que eu finalizei a leitura.

1. Trabalhe 4 Horas por Semana – Tim Ferriss

Esse livro foi indicação e presente do Luís. E essa leitura abriu muito a minha cabeça. Foi como um despertar para um mundo inteiro de novas possibilidades.

Nesse livro, o Tim Ferriss dá várias dicas de produtividade e empreendedorismo. E mais do que isso, ele mostra como é possível que qualquer pessoa crie o seu próprio negócio e aproveite melhor o seu tempo.

Ele mostra também o conceito de mini-aposentadorias e como ele faz para viajar o mundo, mesmo sendo dono de uma empresa. Recomendo muuuito a leitura para qualquer pessoa que está no início da carreira. Li esse livro durante o último semestre da faculdade e confesso que se não fosse por ele, provavelmente esse blog nem existiria.

2. O Milagre da Manhã – Hal Elrod

Esse foi o livro que mudou de verdade a minha vida no ano passado. Depois de ter lido O Milagre da Manhã, consegui colocar em prática várias coisas que eu já queria ter posto em prática há muito tempo e ainda não tinha tido o “estalo” para começar. Também consegui estabelecer uma rotina matinal, o que me ajudou muito a dar aquele “boost” na produtividade.

Esse livro também é um relato da história de vida do Hal Elrod e de como ele conseguiu chegar a essa rotina matinal. Basicamente, ele reuniu diversas práticas matinais que faziam muito bem para ele e que fizeram com que ele também mudasse de vida.

De forma bem resumida, as atividades devem ser feitas logo que você acorda e devem durar em torno de uma hora. Essas atividades são:

No livro, ele explica direitinho porque essas atividades são importantes, como fazer cada uma delas e porque você também pode e deve incluir isso na sua rotina.

3. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Pra quem não conhece, o Gustavo Cerbasi é um dos maiores e mais respeitados educadores financeiros do Brasil. Li esse e mais uns dois ou três livros dele no ano passado e gostei muito de todos. Resolvei escolher o favorito deles para essa lista, mas os outros que li também são muito bons.

Nesse livro, o autor explica de forma bem simples sobre os investimentos que temos disponíveis no Brasil. E além disso, ele desmistifica diversas coisas que a gente cresce achando que é investimento – mas que na verdade não é. Por exemplo: comprar um carro para uso próprio não é um investimento, comprar uma casa para morar não é um investimento, fazer um consórcio não é um investimento, etc…

E ele mostra por meio de cálculos por quê esses investimentos não são bons e compara com outras opções.

Esse livro é muito bom, principalmente para quem tá começando a ter mais interesse por finanças e por investimentos. Recomendo demais a leitura.

4. High Perfomance Habits – Brendon Burchard

Mais um livro que foi indicação do Luís. E arrisco dizer que foi meu livro favorito da vida.

Nesse livro, o autor mostra quais são os hábitos das pessoas de alta perfomance e que têm muito sucesso. O que ele te incentiva a incluir na sua rotina são coisas que às vezes passam meio batido mas que podem fazer toda a diferença no seu desempenho.

Os 6 hábitos que ele explica no livro são divididos em duas categorias : hábitos pessoais e hábitos sociais.

Os hábitos são :

  1. Buscar clareza (nas suas ideias)
  2. Gerar energia
  3. Criar necessidade
  4. Aumentar sua produtividade
  5. Desenvolver influência
  6. Demonstrar coragem

O autor também fala muito sobre saúde mental, o que muitas vezes é ignorado quando falamos de saúde. Muito se fala sobre saúde física, mas quase ninguém fala que cultivar uma boa saúde mental é tão importante quanto cultivar a saúde física.

5. O Milionário Mora ao Lado – T. Stanley e W. Danko

Já falei mais sobre esse livro aqui. E basicamente, os autores tentam responder ao seguinte questionamento:

Quem são os milionários americanos? Onde eles vivem? Quais são os seus hábitos? Como eles chegaram lá?

Antes de ler esse livro, eu achava que um milionário era alguém que já tinha nascido rico ou alguém que esbanjava muito luxo. E esse livro mostra que, na realidade, não é nada disso.

O livro mostra que a maioria dos milionários americanos não nasceram ricos. Mas que na realidade, eles acumularam esse patrimônio durante uma vida inteira de trabalho duro. Além disso, a maioria dos milionários não têm hábitos de consumo super exagerados (como eu acreditava).

A mensagem desse livro é muito poderosa. Basicamente é um tapa na cara te mostrando que só depende de você chegar lá. Recomendo muito a leitura para quem pensa em um dia alcançar o primeiro milhão.

top 5 livros que li em 2018

Gostou das dicas?

Deixa nos comentários qual foi seu livro favorito de 2018 que eu vou adorar saber. Já estou montando a lista de leitura de 2019 e estou aceitando indicações.

Nos sigam nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo por lá.

InstagramFacebook e Youtube.

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 5 =