Desde que eu comecei a ter que organizar os meus gastos pessoais junto com as despesas da casa, percebi que fazer tudo de cabeça não ia rolar. Foi aí que eu fui atrás de algumas ferramentas que pudessem me ajudar nesse processo. Encontrei algumas dicas simples porém MUITO práticas que me ajudam a deixar tudo organizado durante o mês.

Dica 1: Separe os seus gastos em diferentes categorias

Essa tarefa é mais fácil do que parece. Faça uma lista de todas as coisas que você gasta durante o mês. Tudo mesmo : alimentação, transporte, moradia, educação, plano de celular, lazer, mercado, farmácia, atividade física, etc. Se você esquecer alguma coisa, não tem problema. Mas tente listar o máximo de coisas que você lembrar.

Dica 2 : Defina um teto de gastos para cada uma dessas categorias

Qual é o valor máximo que cabe no seu orçamento para cada uma dessas coisas? Quanto você tem dentro do seu orçamento pra gastar com cada coisa? Se você tem dificuldade em estabelecer esse valor, você pode ir ajustando com o passar dos meses. Quando você tiver um valor máximo pra gastar, você vai perceber que fica mais fácil de cortar tudo que não é essencial. Afinal, se você gastar mais com uma categoria (plano de celular, por exemplo), vai sobrar menor para todas as outras categorias.

Dica 3 : Adote um método de pagamento único

Sabe aquela sensação de “Meu deus, onde foi parar meu dinheiro?” e o leve desespero que dá quando você percebe que gastou mais do que devia e nem lembra com o que? Pois então. Essa dica foi o que me ajudou a sumir de vez com essa sensação. Concentro todos os pagamentos no cartão de débito e no fim do mês sei exatamente onde foi que eu gastei (porque fica registrado). E saco um valor fixo em espécie todo mês para os gastos menores ou gastos que sei que não tem como pagar no cartão. No meu caso, esses gastos são sempre com alimentação. Mas pode ser que pra você seja outra categoria. Então muito cuidado para não dar o pé na jaca aqui. É mais fácil do que você imagina esquecer onde foi que você gastou o dinheiro que tava na sua carteira.

Dica 4: Anote todos os seus gastos durante o mês inteiro

Confesso que não tenho paciência de fazer isso todos os dias. Sei que acabo esquecendo. Por isso resolvi concentrar tudo no cartão de débito. Assim tenho certeza que tenho tudo registrado. Pra quem recebe dinheiro em espécie, a dica é depositar ASSIM que você receber. Dessa forma você também consegue deixar tudo registrado (essencial para a próxima dica). Você pode adotar o método que preferir pra anotar: planilha, caderno, aplicativo…tanto faz. O importante é cumprir a tarefa. Eu tenho usado o app Mobills e tenho gostado bastante. Já consigo definir a categoria de gasto, valor, data e tudo mais. No fim do mês, ele mostra exatamente quanto gastei com cada categoria. Simples e fácil.

Dica 5: Analisar os gastos

Essa é a parte mais importante: sentar a bunda na cadeira e analisar os seus gastos. Fizemos todos os passos anteriores para chegar até aqui: olhar para todos os seus gastos e ver no que você pode melhorar. Será que não tem gastos que foram desnecessários? O que dá pra cortar de vez? O que dá para tentar diminuir? Seja sincera e realista consigo mesma. Só assim você vai conseguir assumir total controle e responsabilidade sobre como usar o seu dinheiro.

Dica 6: Fazer isso todo mês

Sei que parece chato e que vai demorar muito. Mas depois que você adquire o hábito de fazer isso todos os meses fica bem mais fácil. Você vai entender melhor quanto você precisa pra cada categoria e seu planejamento vai ficar cada vez mais exato. Você consegue inclusive acompanhar a média do valor gasto com cada categoria.

Fica bem fácil de identificar exageros dessa forma. Sabe aquele mês que você acabou indo no mercado com fome e comprou mais coisas do que precisava? Então. E isso te ajuda a identificar onde você pode melhorar o seu orçamento. Ou seja, te ajuda a ver qual dessas categorias de gastos você ainda consegue reduzir. Existem diversas formas de economizar. O que eu procuro fazer é sempre pesquisar muito antes de comprar qualquer coisa. Procuro opiniões, sites diferentes, promoções… e até busco formas diferentes de fazer a mesma coisa por um preço menor ou até mesmo sem pagar nada. Já compartilhei nos stories que desde que comecei a levar marmita pro trabalho, já reduzi em 30% o meu gasto com alimentação. São escolhas simples que fazem a diferença. Só precisa colocar a cachola pra pensar que tenho certeza que você vai conseguir identificar formas de reduzir os seus gastos.

Colocando em prática

Agora é contigo. Coloque em prática essas dicas e me conte no Instagram do @fortunasim quanto você economizou depois dessas dicas.

Como eu faço

Para facilitar o processo, assim que eu recebo meu salário já defino quanto vou investir e quanto vou usar para as minhas despesas mensais. Separo esse valor LOGO EM SEGUIDA. Ou seja, eu só deixo na minha conta exatamente o valor que defini para o teto de todos os gastos que vou ter durante o mês. Esse dinheiro tem que dar até o final do mês e pronto. Se tiver alguma emergência, uso a minha reserva e fim.
Apenas colocando esse passo a passo em prática, tô conseguindo poupar 60% do meu salário. Invisto de acordo com as minhas metas e sei que tô cada vez mais perto de alcança-las.

Não se esqueça: Você tem controle sobre como usa o seu dinheiro.

Gostou das dicas?

Compartilhe com seus amigos e nos sigam nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo por lá.

InstagramFacebook e Youtube.

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − um =