Eu nunca fui aquela pessoa super compulsiva, mas eu já tive algumas fases em que eu gastava compulsivamente, sim! E o pior é que eu sempre tinha um “vício” novo. Por isso resolvi escrever esse post contando como eu deixei de gastar compulsivamente, dando 5 dicas práticas para te ajudar a selecionar melhor seus gastos.

Compulsiva, eu?

Já tive fase de comprar esmalte compulsivamente. Depois vieram os lápis de cor. Também já passei pelos produtos de cabelo e por último foram as roupas.

Até que eu finalmente comecei a me perguntar por quê eu tava gastando esse dinheiro com mais do mesmo? Será que eu realmente precisava de tudo isso? Ou eu estava comprando pra me sentir melhor?

Não se engane, se você ficou super feliz porque comprou uma coisa hoje e daqui 2 semanas nem lembra mais que ela existe, toma cuidado. Provavelmente você tá comprando por impulso.

Sabe aquela sensação boa de criança quando ganha doce? Então, pode ser que seu cérebro esteja te sabotando e tentando encontrar maneiras de ficar mais entusiasmado da maneira mais fácil e rápida : comprando mais e mais.

imagem com etiquetas
de compulsiva a minimalista

E eu sei, a verdade dói. Mas enquanto você não conseguir identificar o porquê desse comportamento, você dificilmente vai conseguir superar isso 100%. Eu sem bem como é e posso dizer que só consegui superar de vez quando eu entendi por quê eu tava comprando compulsivamente.

Dica 1. Não tenha coleções

imagem com uma coleção de selos
pra quê ter mil coisas iguais?

A minha desculpa para começar com isso era “a coleção”. Eu sempre adorei colecionar coisas. E até hoje eu não entendo bem por quê, racionalmente falando.

Sabe aquela ideia de que quanto mais, melhor? Então. Inconscientemente era isso que eu achava. Que quanto mais opções eu tivesse, melhor seria. Poderia escolher entre todos aqueles. O problema é que quando você tem muitas coisas que cumprem a mesma função, você não consegue usar todas de verdade.

Pela minha experiência, sempre vai ter uma que você vai gostar mais do que as outras, que você acaba usando mais. Então pra que manter aquele monte de coisas ocupando espaço / tempo e dinheiro? Sim, porque não basta ter um monte de coisas e gastar muito. Você ainda precisa achar um lugar pra guardá-las. E de vez em quando, organizar e limpar. Quanto mais coisa tiver, mais demorado vai ser esse processo.

Além disso, provavelmente boa parte dessas coisas vão acabar estragando antes que você possa de fato usá-las. Boa parte da minha coleção de esmaltes estragou sem que eu tivesse usado nem 3 vezes cada cor. Muito desperdício né?

Hoje eu finalmente me curei desse hábito terrível de colecionar coisas. E agora eu só compro mais quando realmente preciso.

Acredite, quando eu digo coleção, não é tipo 20 esmaltes. Eram mais de 200…

Grazadeus consegui parar com isso. Meu bolso agradece 🙂

Dica 2: Identifique um propósito

imagem de um tiro ao alvo, com uma flecha no centro
sonhar grande e pequeno dá o mesmo trabalho.

Outra coisa que me ajudou a refletir sobre isso foi começar a me questionar mais sobre minhas metas financeiras. O que eu queria no curto, médio e longo prazo. E o mais importante : qual seria o impacto de alcançar estas metas?

E aí quando você consegue identificar alguma coisa com um propósito maior, fica tudo mais fácil. É como se abrisse um céu claro no meio da tempestade.

Acredite quando eu digo, se for alguma coisa que te dê satisfação de verdade e que tenha um significado maior, você vai querer alcançar o quanto antes. E vai querer seguir com os planos, porque qualquer deslize significa adiar e, no pior dos casos, abrir mão destes objetivos.

E se aquilo for fazer alguma diferença real pra você, essa mentalidade de ser coerente com seus sonhos vai te ajudar demais.

Se você quer ir para a praia no próximo feriado, só depende de você se planejar pra isso. Ver quanto vai custar e quanto você vai precisar guardar até lá. Pra qualquer gasto potencial que você possa encontrar caminho, você pode pensar : hmm, será que eu prefiro comprar isso aqui ou será que eu prefiro ir pra praia? Se a sua meta é viajar, provavelmente você vai escolher não gastar e guardar para a praia.

E é disso que eu tô falando. Tudo fica mais fácil quando você tem um propósito claro e definido.

Dica 3 : Menos é mais

Hoje eu prefiro ter menos coisas. Simplificar tudo o que der para simplificar. Eu ainda estou no processo de me descobrir minimalista e é claro que eu ainda tenho um longo caminho para percorrer. Mas acredito que quando você tem menos coisas, você gasta menos energia se preocupando com elas. Desde o tempo que você gasta para organizar, procurar alguma coisa, limpar e até mesmo para guardá-las.

Antes eu tinha uma aflição quando acabava algum produto que eu usava e gostava. Inconscientemente, ficava “economizando” para usar somente em ocasiões super especiais. E aí esse dia nunca chegava e o tal do negócio acabava estragando antes que eu pudesse usar. O que não faz o menor sentido. Jogar fora alguma coisa que você já tem é puro desperdício.

Agora faço diferente. Ao invés de pensar : “Ai, que saco. Vou ter que gastar dinheiro para comprar isso de novo”, eu penso diferente. A primeira coisa que penso é “Nossa, que bom que usei até o fim. O dinheiro que gastei para comprar isso valeu mesmo a pena” (ou não, caso a coisa não seja lá tão boa assim).

Ao invés de ficar triste porque acabou, fico feliz porque usei e fiz valer a pena o dinheiro que gastei. E se a coisa não for tão boa, pelo menos fica o aprendizado de ser mais seletiva da próxima vez. Ou de simplesmente não comprar mais aquilo.

Quando eu preciso ou quando eu quero comprar coisas novas, sempre me faço aquelas perguntas desse mapa mental. Fica muito mais fácil ver se vale mesmo a pena gastar no momento ou se é melhor usar esse dinheiro pra outra coisa.

Dica 4 : Evite locais que te façam gastar

imagem de um shopping
gastar com o que não precisa ainda sai mais caro do que não comprar nada

Se você sabe que gosta de comprar determinada coisa, simplesmente evite lugares que incentivem essa compra. Ou pare de ver tanto sobre isso. Por exemplo, se você curte comprar muitos livros – mais até do que você consegue ler – não fique dando sopa e navegando em lojas como amazon, submarino e nas livrarias físicas. Quanto menos você se expor a esses ambientes, menos vontade você vai ter de comprar em excesso.

Ou se você gosta de maquiagem, provavelmente você acompanha algumas YouTubers desse assunto. E aí fica com vontade de testar tudo que elas indicam. No final, você pode acabar com um monte de coisas iguais e com o bolso vazio.

E eu não tô falando daquelas compras que você faz depois de pensar e decidir pra valer que é isso mesmo. Tô falando das compras compulsivas.

Se você gosta de roupas, evite entrar em lojas só porque estão em liquidação. Se você adora comprar esmaltes, nem entre nas perfumarias “só para dar uma olhadinha”. Porque aí pode ser que você encontre alguma coisa “super diferente” e acabe saindo do seu planejamento mesmo “sem querer”.

Comprar várias coisas na liquidação que você nem precisa ainda sai mais caro do que comprar só o que você precisa. Vai por mim.

E eu não tô falando para você não comprar mais nada e virar uma pessoa mão-de-vaca. Estou falando apenas para ser mais seletiva e garantir que você vai ter sim o dinheiro que precisa para comprar tudo aquilo que for realmente necessário.

Dica 5 : Sempre invista primeiro

Para garantir que não vou gastar mais do que posso e devo, sempre faço meus investimentos no início do mês. Logo que o dinheiro cai na conta, já separo a quantia necessária para os meus objetivos e vivo com o resto. E aí se sobrar no fim do mês, ótimo. Mas se não sobrar, pelo menos eu sei que não estourei o orçamento que eu mesma defini.

Essa regra parece simples, mas é muito importante que você separe o dinheiro para as coisas mais importantes primeiro. Afinal, você trabalha duro todo o mês e merece sim alcançar e ter as coisas que você quer. Então se você se pagar primeiro, você estará reafirmando para o seu subconsciente que você valoriza o seu tempo e os seus sonhos.

Ao investir primeiro, você evita se sabotar. Você deixa bem claro para si mesma que está seguindo o plano e que pretende segui-lo faça chuva ou faça sol.

Se você ainda tá com algumas dúvidas pra começar a investir, dá uma olhada nesse ebook. Reuni as principais dicas e respondi a maioria das dúvidas que recebo nesse material, tá super completo.

Agora quero saber de você. Me conte a sua dica para acabar com as compras compulsivas.

Nos acompanhem nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo.

InstagramFacebook | Youtube.

Até a próxima,

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 5 =