Neste post resolvi reunir as melhores dicas sobre como escolher um bom investimento na renda fixa.

Existem diversas opções de investimentos disponíveis e o excesso de informação pode acabar tornando o processo de escolha meio confuso. Por isso, resolvi reunir algumas dicas e algumas perguntas que você precisa responder antes de investir o seu dinheiro.

banner para post como escolher um bom investimento na renda fixa?

Como escolher?

Para fazer a melhor escolha possível, você primeiro precisa entender melhor as vantagens e desvantagens de cada um destes investimentos. Se você está começando a investir agora, você pode começar montando a sua reserva de emergência. E se você já investe há algum tempo, você deve tentar montar uma carteira de investimentos que satisfaça às suas necessidades.

Quando vou escolher um investimento de renda fixa, já defino logo no início o prazo: se preciso ter acesso a esse dinheiro todos os dias ou se posso aplicar para o longo prazo. Depois sigo meu plano de alocação e já consigo definir também se o investimento vai ser indexado ao CDI ou indexado ao IPCA.

Depois que já tenho tudo isso definido, aí sim eu parto em busca dos investimentos com melhor custo-benefício. Sempre escolho bancos que tenham a cobertura do FGC e sempre consulto o balanço do banco para garantir que não vou ter nenhuma dor de cabeça tão cedo.

Onde escolher?

Já dei essa dica nesse vídeo, mas eu sempre olho em mais de uma corretora antes de escolher de vez o meu investimento. As taxas podem ser diferentes e os valores mínimos também.

Como eu tô sempre em busca do investimento que tenha o melhor custo-benefício, quero encontrar a melhor opção possível que atenda aos critérios que eu já defini antes.

Se você ainda não tem conta em nenhuma corretora, dá uma olhada neste vídeo que lá contamos quais corretoras nós usamos. Se você não tem conta em tantas corretoras, uma dica muito boa é olhar neste site. Lá você consegue ver investimentos disponíveis em diversas corretoras / plataformas.

E o melhor : dá para ordenar do maior pro menor, de acordo com tipo de remuneração (CDI, IPCA ou pré-fixado).

imagem com uma calculadora

O que escolher?

Antes de aplicar, você deve definir qual é o prazo do seu investimento e qual é o risco que você está disposto a correr. Alguns investimentos na renda fixa têm um risco maior do que outros. Se você está começando, invista nos produtos de menor risco. Escolha bancos sólidos, olhe o balanço e veja se eles estão cadastrados no FGC. Já gravamos um vídeo completo sobre o FGC e como você pode reduzir o risco do seu investimento em renda fixa.

Como saber se a taxa é boa?

No início é difícil ter uma noção de grandeza de quanto é um investimento bom, dependendo do prazo e da liquidez. O que você pode fazer no começo é comparar : ver diversas opções disponíveis, com prazos diferentes.

Se for um investimento indexado ao CDI, aí você precisa ter uma ideia melhor de grandeza, principalmente se você estiver começando. Já vi muitas pessoas achando que estavam fazendo ótimos negócios investindo em LCI que pagava 84% do CDI!

É claro que o valor de um investimento atrativo (indexado ao CDI) varia conforme a época que você for olhar. Mas na média, esta ordem de grandeza não muda muito.

LCI / LCA

CDB de liquidez diária

CDB de longo prazo

Sempre verifique na corretora qual é a média da taxa que está sendo negociada para o prazo que você pretende investir. Na maioria das corretoras você consegue filtrar apenas CDBs indexados ao CDI e consegue ordenar do maior pro menor.

Quanto investir?

Essa pergunta só você poderá responder. E não existe certo e errado, mas se você tá comprometida MESMO em assumir o controle da sua vida financeira, você deve tentar investir o máximo que puder!

Quer saber mais?

Preparei um ebook gratuito com todos os primeiros passos para começar a investir. Para receber, basta cadastrar o seu email neste link.

Neste ebook, você vai aprender um pouco sobre:

– Definição das suas metas
– Corretoras de valores e transferência teste
– Reserva de emergência
– Carteira de investimentos
– A importância da diversificação com exemplos

Que tal montar um plano para a sua independência financeira, começando agora? A sua liberdade não tem preço!

Se tiver qualquer dúvida deixe nos comentários que iremos responder tudo! 🙂

Nos acompanhem nas redes sociais que sempre tem conteúdo novo.

InstagramFacebook | Youtube.

Até a próxima,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =