Fundos de investimento são uma ótima opção para quem está começando nesse universo de finanças. E é claro, assim como qualquer outro tipo de aplicação financeira, existem vantagens e desvantagens em aplicar o seu dinheiro em fundos de investimento.

imagem de uma mesa de trabalho com café e uma carteira

O que é um fundo de investimento?

Antes de mais nada, você precisa entender o que é um fundo de investimento. De um modo bem simplificado, um fundo de investimento é uma associação de pessoas ou instituições financeiras que delegam a um gestor profissional a administração de parte do seu dinheiro.

Tipos de fundos de invesitmento

Existem diversas classes e subclasses de fundos de investimento. Para simplificar, vamos considerar as 4 grandes classes de fundos que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ANBIMA utilizam:

  1. Fundo de renda fixa : maior parte do patrimônio investido em renda fixa ;
  2. Fundo de ações : maior parte do patrimônio investido em ações (pelo menos 2/3) ;
  3. Fundo cambial : maior parte do patrimônio em ativos relacionados à variação de moeda estrangeira (normalmente dólar ou euro) ;
  4. Fundo Multimercado : podem operar qualquer classe de ativos, sem nenhuma restrição quanto à proporção.

Normalmente cada fundo apresenta um regulamento em relação à composição da carteira e é trabalho dos gestores seguir esse regulamento. Se você tiver curiosidade, não deixe de consultar a lâmina, material de divulgação, regulamento e prospecto/formulário de informações complementares. Sim, eu também acho que é bastante coisa 🙂 .

 

fundos de investimento vantagens e desvantagens

Vantagens dos fundos de investimentos

Fundos de investimento são geridos por gestores profissionais. Você pode ter os melhores gestores do Brasil fazendo o seu dinheiro trabalhar para você. E você pode participar de mercados extremamente competitivos e lucrativos, como o mercado de ações e o mercado futuro, sem precisar se tornar um trader ou investidor mega expert.

Hoje em dia há muitas opções de fundos de investimento. E muitas dessas opções têm um valor mínimo de investimento relativamente baixo. É possível investir em alguns dos melhores fundos do Brasil com 5 mil reais ou até menos.

O principal objetivo ao se investir em fundos é diversificar e aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos. Mesmo com as taxas de administração e de performance, as rentabilidades líquidas dos melhores fundos tendem a ser muito atrativas. No entanto, quanto maior o potencial de retorno, normalmente maior o risco.

Desvantagens dos fundos de investimento

Em um fundo, você confia na tomada de decisão do gestor. Você não tem liberdade para interferir na tomada de decisão no que diz respeito à estratégia do fundo. Isso é trabalho dos gestores. Você só assiste e colhe os lucros – ou prejuízos.

Para participar de um fundo, você precisa pagar uma taxa de administração e em alguns casos uma taxa de performance. Estas taxas podem diminuir os seus retornos, especialmente naqueles momentos mais críticos da economia, em que o mercado vai mal e o fundo também não performa. As taxas divulgadas são sempre líquidas, já descontadas das taxas de administração e de performance. As taxas divulgadas não são líquidas de imposto de renda.

De modo geral, há dois prazos que você deve levar em conta. O prazo para resgate das cotas e o prazo para liquidação financeira. A soma desses dois prazos é o tempo que leva para você ter o dinheiro em conta a partir do momento do resgate. É cada vez mais comum ver fundos com liquidez superior a 30 dias corridos, o que não é um problema de fato, desde que o fundo seja realmente bom.

Conclusão

Os fundos de investimentos são uma excelente maneira de diversificar seus investimentos, mesmo que você não tenha muito conhecimento sobre o mercado financeiro. Com eles, você pode investir em diversos mercados. E o melhor de tudo: começando com pouco dinheiro.

Para que o seu dinheiro renda cada vez mais e você consiga ter bons retornos de forma consistente, você deve saber como escolher estes fundos. Não adianta nada você decidir que quer começar a investir e não tomar o cuidado de escolher as melhores opções. Mas isso é assunto para outro post.

Estamos preparando uma aula online para explicar um método simples e fácil para escolher os melhores fundos. Para receber uma notificação quando ela estiver disponível e também receber o nosso ebook gratuito : O que pode acontecer em uma crise – como reduzir o risco, cadastre seu email neste link.

Até a próxima,

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =